(34) 2103-6100

Av. Santos Dumont, 2191 - Santa Maria - Uberaba-MG

Hospital São Marcos cria Núcleo de Neurologia Clínica


image

Após implantar o Centro de Dor Torácica o Hospital São Marcos inova mais uma vez: cria, em Uberaba, o Núcleo de Neurologia Clínica.



Após implantar o Centro de Dor Torácica o Hospital São Marcos inova mais uma vez: cria, em Uberaba, o Núcleo de Neurologia Clínica. Uma inovação na rede de saúde suplementar na Região do Triângulo Mineiro. Agora é possível dar maior atenção às doenças que afetam o Sistema Nervoso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) quase 44 mil pessoas sofrem Acidente Vascular Cerebral (AVC) por dia em todo o mundo. Por ano são 16 milhões de casos. Já no Brasil o Ministério da Saúde aponta que são registradas cerca de 68 mil mortes por AVC por ano. Já considerando-se todas as doenças neurológicas estima-se que representem 6% de todas as doenças presentes na humanidade. Essas são algumas das razões em se criar um centro de referência em doenças neurológicas.


O Dr. Marlos Aureliano é o médico neurologista responsável por coordenar o Núcleo de Neurologia do Hospital São Marcos e conta que o principal aliado no atendimento é a rapidez. Segundo ele, há doenças que podemos esperar para ter o resultado de exames, por exemplo, as meningites e alguns tipos de dores de cabeça, mas o Acidente Vascular Cerebral deve ser atendido o mais rápido possível. “Ao detectar a suspeita de um AVC é imprescindível que o paciente seja encaminhado ao hospital o mais rápido possível. Temos apenas 4h e meia desde o início dos sintomas para tratar o AVC. Quanto mais rápido, maiores as chances de sucesso e consequente menos sequelas”, completa o médico.



Outros casos como crises epilépticas, cefaleias (dores de cabeça), doenças autoimunes do sistema nervos e infecções do sistema nervoso poderão ser atendidos por especialistas capacitados.


O AVC



O acidente vascular cerebral é conhecido popularmente como derrame. Existem duas formas de AVC: isquêmico e hemorrágico. O AVC isquêmico é o que obstrui o fluxo sanguíneo em uma região cerebral, matando os neurônios. O AVC hemorrágico ocorre quando o sangue extravasa dos vasos sanguíneos intracranianos.


Como identificar e tratar um AVC?
Identificar uma suspeita de acidente vascular cerebral pode ser essencial para evitar uma vida com sequelas. Mudanças súbitas no comportamento, da lucidez e dificuldades motoras podem ser sinais de AVC. O passo mais importante ao notar essas alterações é ligar para o 192 – SAMU - que está apto a atender rapidamente pacientes nessas condições.

Alterações súbitas tais como:
Dificuldade para falar.
Dificuldade para movimentar.
Dificuldade para entender o que se fala.
Fraqueza de um lado do corpo.
Perda visual súbita.
Podem ser os primeiros sinais de que uma pessoa está sofrendo um AVC.
Sentiu alguma mudança súbita dessas acima? Ligue para o 192-SAMU.

A agilidade garante uma vida sem sequelas. O atendimento deve ser feito, se possível, nas primeiras horas. São realizados exames neurológicos clínicos, constatado o AVC é aplicação de um remédio direto nas veias. Em casos extremos ou que há demora no socorro, a substância é aplicada diretamente no local do AVC.


Quais fatores agravam ou causam o AVC?
Pressão alta
Diabetes
Sedentarismo
Excesso de peso
Gordura abdominal em excesso
Apneia do sono
Idade acima dos 50 anos

O Núcleo de Neurologia Clínica funciona 24h no Hospital São Marcos, na Av Santos Dumont, n° 2191, no bairro Santa Maria, em Uberaba. Atende diversos convênios e também consultas particulares. Maiores informações ligue (34) 2103-6100 ou acesse www.hsmuberaba.com.br