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Cuidados com a saúde intestinal nas férias


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Durante às férias sempre temos várias mudanças de hábitos, principalmente na alimentação.


Alimentos como linguiça, salsicha, presunto, salame, conservas, temperos prontos, entre outros, com muito sal ou industrializados podem causar inchaço e muitas vezes pode estar relacionado à retenção de líquidos pelo organismo. Além disso, é fundamental aumentar o consumo de água e praticar atividade física regularmente.



A mudança de cardápio e ingestão de alimentos gordurosos ou ricos em açúcar, por exemplo, podem causar a famosa prisão de ventre. Para melhorar o funcionamento intestinal é importante aumentar o consumo de fibras, frutas e água. Além disso, praticar atividade física regularmente ajuda no bom funcionamento intestinal.



É importante a ingestão adequada de água, o consumo de fibras e a prática de atividade física. As fibras auxiliam na formação do bolo fecal e, juntamente com a adequada ingestão de água e a prática de atividade física, contribui para estimular a motilidade (movimento espontâneo) intestinal. 


Mamão, laranja, ameixa e folhas em geral são exemplos de alimentos fontes de fibras que devem fazer parte da dieta. Os cereais integrais, pão integral, pão de centeio, farelo de aveia, farelo de trigo, arroz integral, entre outros, também colaboram para um bom funcionamento do intestino.



Os bons hábitos ainda nas férias ajudam a manter a saúde e bom funcionamento intestinal.


Alimente-se bem e boas férias!