(34) 2103-6100

Av. Santos Dumont, 2191 - Santa Maria - Uberaba-MG

Enjoo na viagem


image


Muitas pessoas se sentem enjoadas quando viajam, seja de carro, ônibus, avião, barco ou até metrô, essa situação também acontece no parque de diversões e no cinema, quando a projeção é feita em três ou mais dimensões e requer o uso de óculos de realidade virtual. Tudo isso, não passa de uma disfunção no organismo.



A cinetose, mais conhecida como enjoo de movimento. Pode causar vômito, palidez, sudorese, dor de cabeça, tontura e sensação de desmaio. Os sintomas aparecem quando o cérebro recebe informações desencontradas da visão, do ouvido interno (onde fica o labirinto) e dos nervos periféricos em relação à movimentação do corpo.



Quando alguém que sofre com o problema lê uma revista ou livro dentro de um carro em movimento, por exemplo, o cérebro recebe a informação da visão de que ela está parada. Porém, o labirinto envia para o cérebro a mensagem de movimento. Nesse conflito de informações, o cérebro tem dificuldade em interpretar qual é o real estado de movimento do corpo, e a pessoa passa mal. Em casos mais graves, a síndrome chega a provocar queda na pressão arterial, desequilíbrio corporal e desidratação.



As crianças são as mais impactadas com esse problema, entretanto pessoas sem qualquer problema de saúde e de todas as idades, podem sentir. Especialistas afirmam que quem sofre com enxaqueca costuma ser mais vulnerável.



A principal orientação é procurar um médico otorrinolaringologista. Há casos em que um neurologista também deverá ser consultado.