(34) 2103-6100

Av. Santos Dumont, 2191 - Santa Maria - Uberaba-MG

Infectologia: Saúde preservada pela higiene


image

O médico infectologista é conhecido por ser especialista em doenças infecciosas causadas por parasitas, vírus, bactérias, fungos, protozoários, príons ou outros microrganismos. É ele que cuida de pacientes com HIV e doenças como dengue, meningite, pneumonia, raiva, febre amarela, malária e outras.


O que muita gente não sabe é que esse profissional também é responsável por desenvolver medidas e estratégias de higienização dos profissionais de saúde hospitalar. São eles que fiscalizam a limpeza e desinfecção dos utensílios médicos.


Todas essas medidas são extremamente importantes para evitar contaminações indesejadas, ainda mais em um ambiente onde há pessoas doentes, se tratando e muitas vezes com o sistema imunológico enfraquecido, o que facilita ainda mais a ocorrência de uma infecção.



Quando procurar um infectologista?


Sabe quando aquela gripe não passa? Ou o tratamento não está funcionando? Ou quando você vai viajar para outro país? Ou precisa se proteger contra alguma epidemia? Essa é a hora de procurar um infectologista.


O ideal é ficar de olho nos cartões de vacina também, as doenças infecciosas podem gerar surtos e como a maioria se passa por contato, a chance de disseminação é maior.


Além disso, é importante procurar um infectologista logo que desconfiar de alguma doença. Não se automedique e sempre procure um médico especialista para um diagnóstico preciso.



Fonte: https://www.dicasonline.com/infectologista