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Joanete: o que é, exercícios, cirurgia, tratamento, tem cura?


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Com o tratamento adequado, a doença desaparece totalmente e não deixa sequelas.



O que é joanete?

Joanete é uma espécie de calombo ósseo que surge no pé, em decorrência do deslocamento de um osso chamado metatarso.

Os joanetes são extremamente dolorosos e incômodos, embora não costumem estar relacionados a doenças mais graves. Uma das principais causas do problema é o uso de sapatos desconfortáveis, principalmente com salto alto e bico fino. Por isso, costuma ser mais comum em mulheres do que em homens.


A prevenção aos joanetes é baseada em dois pilares: conforto e hábitos saudáveis.

Para evitar que à deformidade surja nos seus pés, algumas medidas que podem ser tomadas são:

Use sapatos confortáveis

Estima-se que 90% das pessoas acometidas por joanete seja pertencente ao gênero feminino, e não por uma questão física ou psicológica, mas sim, social: mulheres são mais cobradas a usarem sapatos desconfortáveis – como os de saltos muito altos, por exemplo – em situações profissionais e sociais.


Usar sapatos confortáveis é a melhor forma de evitar o desenvolvimento e a piora de um joanete. Preste atenção especialmente aos sapatos de salto, bico fino e para a prática de atividades físicas (para mais informações, leia a subseção “Cuidados com a escolha do calçado”).


Passe mais tempo descalço

Pesquisas comprovam que passar algumas horas por dia descalço pode ter efeitos positivos sobre a saúde dos pés. No caso dos joanetes, reservar um período do dia para ficar sem sapatos pode prevenir ou até mesmo curar o problema.

Se possível, tire alguns minutos para caminhar em terrenos irregulares, como areia ou locais terrosos, por exemplo. Essa prática irá fortalecer seus dedos e articulações, evitando a aparição de joanetes.

Prepare um escalda-pés

Uma vez na semana, tire um momento para encher um recipiente com água morna e mergulhar seus pés por 20 minutos. Pode ser durante o tempo que você costuma usar para assistir televisão ou navegar na internet, por exemplo.

A água morna possui propriedades que ajudam as articulações e aliviam dores e tensões nos pés, evitando, assim, o aparecimento de joanetes.


Fique de pernas para o ar

Se você trabalha em pé ou sentado o dia todo, é muito importante tentar chegar em casa e passar 15 minutinhos com as pernas para o alto, deitado em sua cama ou sofá.

A medida também tem o objetivo de aliviar a tensão nos pés, articulações e tendões, além de melhorar a circulação sanguínea na região.

Alimentação

Alimentos com vitaminas A, C, D e Cálcio podem melhorar a saúde óssea e articular e, assim, prevenir o aparecimento de joanetes.

Inclua em sua dieta alimentos como:

Alimentos ricos em vitamina A

  1. Bife de fígado; 
  2. Ovo cozido; 
  3. Queijo minas; 
  4. Cenoura; 
  5. Batata doce; 
  6. Espinafre; 
  7. Manga; 
  8. Couve; 
  9. Mamão. 

Alimentos ricos em vitamina C

  • Laranja; 
  • Limão; 
  • Acerola; 
  • Goiaba; 
  • Mamão; 
  • Pimentão; 
  • Brócolis; 
  • Morango; 
  • Abacaxi; 
  • Couve de Bruxelas; 
  • Kiwi; 
  • Melão; 
  • Acelga; 
  • Tomate. 

Alimentos ricos em vitamina D

  • Ostras; 
  • Salmão; 
  • Fígado de galinha; 
  • Ovo cozido; 
  • Sardinha; 
  • Óleo de fígado de bacalhau. 

Alimentos ricos em Cálcio

  • Leite desnatado e integral; 
  • Iogurtes; 
  • Queijos; 
  • Tofu; 
  • Espinafre; 
  • Castanha-do-Pará; 
  • Feijão; 
  • Quiabo; 
  • Ameixas; 
  • Brócolis. 

Exercícios para joanete

Fazer alguns exercícios que estimulem suas articulações dos pés é uma ótima maneira de prevenir os joanetes.

Faça movimentos como:

Use as mãos para puxar e esticar o seu dedão do pé por alguns segundos;

Curve e estique seus dedos dos pés repetidamente, devagar, no seu ritmo. Repita os movimentos por 10 segundos;

Pressione seus dedos contra uma parede ou no chão, até dobrá-los para trás. Essa é uma maneira de estimular a flexibilidade da região.



Fonte: https://minutosaudavel.com.br/joanete-o-que-e-exercicios-cirurgia-tratamento-tem-cura/