(34) 2103-6100

Av. Santos Dumont, 2191 - Santa Maria - Uberaba-MG

QUANDO IR AO PRONTO ATENDIMENTO


image

No Pronto Atendimento é oferecida assistência a doentes, com ou sem risco de morte, com agravos à saúde que necessitam de atendimento imediato. Por isso, para utilizar seus serviços é preciso ter consciência, já que ele é destinado a casos de urgência e emergência.



Muito parecidas e na maioria das vezes consideradas sinônimos, as palavras urgência e emergência, possuem uma diferença: o risco de morte do paciente. A palavra urgência tem como definição ”caso ou situação muito grave”, no qual o paciente necessita de atendimento rápido, mas que não corre risco de morte. Já a palavra emergência tem como significado “caso urgente que requer atendimento ou tratamento imediato”. Nesta situação o paciente corre o risco de morte e necessita de atendimento preferencial.



Por isso a necessidade de se procurar o serviço quando for realmente preciso. Entre os principais casos de Urgência é possível citar: dor de cabeça súbita e de forte intensidade (incomum e que não melhore com a administração de medicamentos habituais); dor lombar muito intensa, acompanhada de náuseas, vômitos e alterações urinárias; febre elevada de causa não esclarecida e que não cessam com o uso de antitérmicos.



Já os casos considerados Emergência são: a perda de consciência sem recuperação; dificuldade respiratória aguda; dor no peito acompanhada de suor frio, falta de ar e vômito; hemorragia grave; quadro alérgico com inchaço e falta de ar; movimentos descoordenados em diversas regiões do corpo; aumento súbito da pressão arterial, acompanhado de dores de cabeça de forte intensidade; acidentes graves com fraturas, choque elétrico, afogamentos; intoxicações graves.




Fonte: https://www.unimed.coop.br/-/quando-ir-ao-pronto-atendimento-