(34) 2103-6100

Av. Santos Dumont, 2191 - Santa Maria - Uberaba-MG

Sal é tudo igual?


image

O sódio tem a importante função de manter o equilíbrio osmótico das células e regula o volume de fluidos corporais como o sangue, além de atuar no funcionamento normal de músculos e nervos. O sal no Brasil ainda é enriquecido com iodo para que se previnam doenças ligadas à tireoide e se promova o desenvolvimento neurológico adequado das crianças na gestação.


Quando consumido de modo exagerado, pode ocasionar diversos malefícios à saúde, com destaque para o aumento da pressão arterial.



Além disso, altas doses do ingrediente também estão associadas ao surgimento de quadros como pedras nos rins e aumento dos riscos de AVC.


Por isso, a quantidade de sal que deve ser consumida diariamente é de cerca de 5 g, tendo em conta todas as refeições do dia, o que equivale a 5 pacotes de sal de 1 g ou a uma colher de chá de café.



O sal mais saudável é aquele com menor concentração de sódio, por isso, opte por aqueles que não são refinados, pois preservam os minerais naturais e não adicionam substâncias químicas, de que é exemplo o sal do Himalaia.



Essas são algumas sugestões para diminuir o consumo de sal diariamente:

 • Retirar o saleiro de cima da mesa;

• Não colocar sal na comida sem antes experimentar;

• Evitar consumir alimentos industrializados, como salgadinhos de pacote, batata-frita, temperos em pó e em cubos, molhos prontos e embutidos, como salsicha, presunto e nuggets;

• Evitar consumir alimentos em conserva, como azeitonas, palmito, milho e ervilha;

• Não usar ajinomoto ou glutamato monossódico, presente em molho inglês, molho de soja e sopas prontas;

• Use sempre uma colher de café para dosar o sal no lugar das pitadas;

• Substituir o sal por temperos naturais, como cebola, alho, salsa, cebolinha, orégano, coentro, limão e hortelã, por exemplo ou, em casa, cultivar plantas aromáticas que substituem o sal.


Qual a sua relação com o consumo de sal? 


 Cuidar da sua saúde é nossa prioridade!


Texto: Nutricionista Renata Brandão - CRN 9.13812