(34) 2103-6100

Av. Santos Dumont, 2191 - Santa Maria - Uberaba-MG

Sentir fome o tempo todo é normal?


image

Sentir fome o tempo todo, mesmo depois de comer, nem sempre é gula. Fatores hormonais, nutricionais ou até emocionais podem ser a causa de tamanho apetite.

A fome é a sensação fisiológica que o organismo produz quando precisa de energia e nutrientes. O estômago vazio libera um hormônio chamado grelina, que age diretamente no cérebro e ativa a sensação de fome.

Mas sentir fome literalmente o tempo todo, ou logo após refeições completas, pode ser sinal de algo mais ou menos sério.



Veja, abaixo, alguns motivos para a sua fome de leão:


COMPOSIÇÃO DAS REFEIÇÕES:

Refeições que contêm grandes quantidades de proteínas tendem a deixar o indivíduo saciado por mais tempo do que aquelas ricas em carboidratos. Isso ocorre porque a proteína estimula a produção de hormônios que dão a sensação de saciedade.

Além disso, se você não consome fibras em quantidade suficiente, pode sentir fome com mais frequência.

Incorporar alimentos ricos em proteínas na alimentação, como carnes magras, peixes, soja, tofu e feijão, assim como alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, nozes, sementes e grãos, pode ajudar a lidar com a sensação constante de fome.


FATORES COMPORTAMENTAIS:

Comer rápido demais, alimentar-se na frente da televisão e não prestar atenção às refeições, pode reduzir a sensação de saciedade. Portanto, mastigue com calma e tome consciência dos alimentos que estão sendo consumidos.

O estresse também prejudica a sensação de saciedade. De forma similar, dormir mal pode ser um dos fatores relacionados à fome constante, já que o sono está ligado à produção de hormônios que ativam a sensação de fome.


CONDIÇÕES DE SAÚDE:

Diabetes

O açúcar presente nos alimentos é transformado em glicose pelo corpo, considerado o “combustível” necessário para nos dar energia. Mas quando temos diabetes, a glicose não alcança as células, o que provoca vontade constante de urinar e de comer.



Problemas na tireóide

A tireóide é uma glândula localizada no pescoço que produz hormônios que controlam a velocidade em que todos os órgãos do corpo trabalham. Se a sua tireóide estiver trabalhando demais, você pode ter hipertireoidismo. Um dos sintomas da condição é sentir mais fome.



Medicamentos

Alguns medicamentos podem despertar o apetite, como os anti-histamínicos, que tratam alergias, e alguns antidepressivos, remédios para diabetes e antipsicóticos. Portanto, se você ganhou peso desde que começou tratamento com nova medicação, converse com o seu médico.

No entanto, se os sintomas de fome constante persistirem, é importante consultar um endocrinologista para avaliar possíveis alterações hormonais ou a presença de alguma doença.


Cuidar da sua saúde é nossa prioridade!


Texto: Nutricionista Renata Brandão - CRN 9.13812