(34) 2103-6100

Av. Santos Dumont, 2191 - Santa Maria - Uberaba-MG

Cirurgia inédita no Triângulo Mineiro é realizada no Hospital São Marcos


image

Equipe médica responsável pelo procedimento





A ressecção de tumor ósseo e reconstrução com endoprótese é um procedimento de alta complexidade em Oncologia Ortopédica.


O tumor ósseo é um tipo de câncer que pode acomete qualquer osso do corpo humano. Geralmente, esse tipo de tumor afeta os ossos longos dos membros, coluna e bacia.


O paciente, sexo masculino com 42 anos, era portador de um tumor ósseo maligno isolado na tíbia até o joelho sem resposta aos tratamentos convencionais (quimioterapia e radioterapia). Sendo assim, em seu caso a cirurgia foi indicada para retirada do tumor onde o espaço deixado foi reconstruído com a prótese de fixação biológica.


A prótese (megaprótese) é feita de um material especial que incorpora ao osso, tendões e músculos do paciente. A utilização desse tipo de material nessas reconstruções é pioneira no Triângulo Mineiro.


A cirurgia contou com o apoio de cinco profissionais da cidade:

Dr. Adriano Jander Ferreira - Oncologia Ortopédica

Dr. Sebastião Almeida Leitão

Dr. Murilo Antônio Rocha

Dr. Leonardo Franco Pinheiro Gaia - Ortopedia

Dr. Mauro Cardoso - Anestesiologia

E também com a presença do Prof. Dr. André Mathias Baptista, do IOT-USP São Paulo, que é especialista nesse tipo de reconstrução.


A previsão de recuperação do paciente é rápida, ele já inicia fisioterapia após a alta médica e estima-se que entre 2 ou 3 semanas já esteja andando com apoio de muletas.


Segundo o cirurgião responsável, Dr. Adriano Jander, a cirurgia foi um sucesso “a escolha do Hospital São Marcos para o procedimento se deve a existência de uma estrutura física e equipamentos modernos que nos dão segurança para a realização do procedimento. Além da estrutura física, o hospital oferece uma equipe multidisciplinar altamente especializada.”


Para mais informações, agendamentos de consultas e exames, ligue (34) 2103-6100.