(34) 2103-6100

Av. Santos Dumont, 2191 - Santa Maria - Uberaba-MG

UBERABA GANHA O MAIOR CENTRO DE ATENDIMENTO CARDIOLÓGICO 24H DA CIDADE


image

NAUGURADO NO HOSPITAL SÃO MARCOS, UBERABA GANHA O MAIOR CENTRO DE DOR TORÁCICA DA CIDADE, CAPAZ DE IDENTIFICAR E TRATAR EMERGÊNCIAS DE FORMA MAIS RÁPIDA E EFICIENTE.


A cada ano, devido aos hábitos alimentares, rotina, estresse e falta de exercícios físicos, surgem novos casos de pessoas com insuficiência coronária, muitos deles não sabem dos problemas de coração até o primeiro sinal de alerta. Segundo a OMS, cerca de 17 milhões de pessoas morrem de doenças cardiovasculares no mundo. As doenças cardíacas foram as que mais mataram brasileiros no último ano, e o número de fatalidades do mesmo tipo em Uberaba também aumenta a cada ano, devido ao crescimento populacional e falta de cuidados com o coração.


Com emergências ainda mais recorrentes, o Hospital São Marcos, junto com o Instituto Uberabense de Cardiologia Invasiva de Uberaba (IUCI), inaugurou o maior e mais capacitado centro de cardiologia e atendimento a dor torácica da cidade, com cardiologistas de plantão 24h.


Para acompanhar as constantes evoluções da medicina do Coração, os investimentos em tecnologia e profissionais capacitados não foram poupados. O paciente do Hospital tem, agora, a possibilidade de exames de Angiotomografia Coronariana, que identifica precocemente doenças cardíacas e avalia se há algum tipo de obstrução nas artérias. Além deste exame, que é exclusivo em Uberaba, o Hospital do Coração São Marcos é o único hospital de Uberaba com todos os recursos necessários para diagnóstico e tratamentos cardiovasculares. Possui UTI cardiológica, serviços de cintilografia do miocárdio, angiorradiologia, cirurgia endovascular, eletrofisiologia, cirurgia cardíaca e marcapassos, hemodinâmica com mais de 25.000 e cardiologia intervencionista.


Toda essa tecnologia, e a completa estrutura, proporcionam um atendimento ágil, e preciso, com assistência 24h para dores torácicas. Segundo o Dr Fernando De Martino, médico cardiologista do Hospital São Marcos, é crescente o número de pacientes que procuram o serviço de emergência com sintomas de dores no peito e diferenciar as com risco de morte das outras causas é complexo, daí vem a necessidade de um pronto socorro especializado em diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares. “O benefício para população de ter um serviço especializado no tratamento das doenças cardiovasculares, como o Centro de Dor Torácica do Hospital São Marcos, é que haverá maior agilidade e direcionamento do atendimento do paciente. Auxiliando no reconhecimento de dor no peito de origem cardíaca, otimizando a avaliação e o tratamento dos pacientes para reduzir a mortalidade nas primeiras horas do atendimento", complementa o médico.


Conforme dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 35,5 milhões de brasileiros apresentam quadro de hipertensão arterial. As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes no Brasil. Se somarmos as outras próximas cinco causas de morte, segundo a Organização Mundial da Saúde, as estatísticas não ultrapassam o percentual das mortes por doenças cardiovasculares. O médico ainda ressalta que é importante realizar exames de rotina e observar qualquer sintoma. Segundo ele, os mais comuns são dores ou desconforto no centro do peito, ou nos braços e ombro esquerdo, nos cotovelos, na mandíbula ou nas costas. “Além das dores pode haver dificuldade para respirar, enjoos e vômitos. As mulheres têm maior possibilidade de sintomas atípicos", conclui Dr Fernando De Martino.


A orientação é que as pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar o centro de Dor Torácica imediatamente. O Centro de dor torácica funciona 24h no Hospital São Marcos, na Av Santos Dumont, n° 2191, no bairro Santa Maria, em Uberaba. Atende diversos convênios e também consultas particulares. Maiores informações ligue (34) 2103-6100